quarta-feira, 27 de março de 2013

Professor de Inglês tem o pior salário da categoria.


Olá amigos.
Hoje falarei sobre a vergonha que são os salários dos professores de Inglês.
Sim. Existem pessoas que sobrevivem disso também.
Recebo periodicamente alertas de vagas para professores de Inglês e já há algum tempo que percebo a pouca vergonha na cara de donos de escolas na proposta salarial.
Veja a imagem abaixo. Vaga de uma escola renomada, com propaganda na TV usando artistas famosos.

SETECENTOS E CINQUENTA A MIL REAIS por mês para período INTEGRAL??? Sabe fazer conta?
Que fossem os mil Reais. Período integral que se entende é o dia todo, 44 horas semanais 220 mensais, estou certo? Isso dá CINCO Reais a hora-aula!
E tem babaca que aceita isso. Por isso que as escolas pagam essa mixaria!
Outra escola me convidou para processo seletivo e acabei indo ver que bicho era aquele q começava com W. Não é essa não... é uma outra. A proposta feita, depois de 3 horas de papo, troca de experiências e tal foi de 1700 por uma jornada de 220 horas mensais. Vamos para a calculadora... Temos uma dizima! R$ 7,72727272727272 a hora-aula. Mas você precisa ficar com o xebas sentado na escola das 8 as 5 da tarde!
Vamos lá: Um hiper super zaper conceituada escola de idiomas colocou um anúncio assim... mais ou menos... Aproveite o bla bla bla bla... curso apenas, (eu disse apenas) R$ 360,00 por mês (apenas, viu?).
O cara mete 10 alunos na sala, tem uma receita de 3.600 por mês e paga ao professor, por essa turma, uma média de R$62,00.
Veja o gráfico abaixo (Fonte:Datafolha)


O salário dado ao professor de Inglês no mercado é a quase 1/3 menor do menor salário de professor indicado pelo Datafolha, menor que o de uma arrumadeira de hotel, de um manobrista, menor que o salário de um vigia!
Não estou menosprezando as funções acima, apenas comparando que um professor de Inglês estudou anos, talvez tenha tido uma vivência nos EUA ou na Inglaterra, fala, pelo menos, dois idiomas e tem um salário desgraçado desses??? Faça-me o favor.
Material didático. Gente. Aí vem o segundo ABSURDO SEMANAL: Escolas de padrão B e C pedem cerca de 600 reais pelo material anual do curso, sendo que um material importado, Cambridge, Oxford, Macmillan, etc., tem o preço de menos da metade disso por um material anual muito mais elaborado, top de linha mesmo. Basta checar nas livrarias como DISAL e SBS, aí verá que não estou mentindo.
Em síntese... O professor é quem mantém os alunos na escola, cria o vinculo entre a entidade de ensino e o cliente (aluno) e no fim do mês é o que recebe a ninharia de... R$ 750,00?
Mas de quem é a culpa? Do mercado? Não. A culpa é sua que aceita uma merreca dessas para usar todo o seu potencial, conhecimento e criatividade para ministrar suas aulas.
Então, na hora que lhe oferecem essa merreca, diga para oferecer para a mãe dele ou dela, como eu já fiz, pois 750 reais como salário de PROFESSOR, é uma ofensa!!!

Não gostou, pudim? Ah... reclama com o Tio Chico!
¡Espera! Acabo de llegar! Vamos a bailar un tango!
 



21 comentários:

  1. Você tem razão. Eu me formei nos EUA e já tive escolinha de m*** que me ofereceu 18 reais/hora (o que eu acho um insulto considerando a minha experiência). Pensem bem antes de pagarem uma fortuna para uma escola de inglês (franquias principalmente) que cobram um absurdo dos alunos e dão esmola aos professores. Depois as pessoas reclamam que faltam bons professores no Brasil. Quando vejo essas ofertas de trabalho de 800 reais/mês, tenho vontade de escrever aos donos da escola perguntando se eles não têm vergonha na cara de serem tão miseráveis.

    ResponderExcluir
  2. Ano passado fui chamada para um entrevista numa escola particular bilingue na região do morumbi, área nobre de SP, a dona do colégio me entrevistou, mostrou todo o colégio, as salas de aula, falou das outras unidades e após uma conversa em inglês gostou bastante das minhas minhas qualificações e sugeriu que eu começasse na mesma semana, fiquei super feliz, parecia um sonho, mas por pouco tempo,na hora de falar sobre o salário decepção 860,00/mês 30 horas semanais ... Resultado... disse um belo não obrigada, prefiro ficar em casa cuidando dos meus filhos e do meu lar... na época foi um decisão difícil pq eu estava precisando muito do dindin, orei muito pedindo orientação, senti que não devia aceitar, quatro meses depois fiquei grávida e pouco tempo depois meu marido foi promovido numa empresa multinacional. Hoje agradeço aquela inspiração Divina, agora dedico meu tempo cuidando dos meus 4 filhos pequenos e da minha família com muita paz...Fiz faculdade de Letras, investi muito tempo e dinheiro para estudar fazer cursos e aprender uma nova língua, mas não posso trabalhar pra receber tão pouco, disperdiçando todos os investimentos dos meus pais e dedicação e horas de estudos pra receber menos que um gari... Detalhe mensalidade da escola de 500,00 a 1200,00 por aluno dependendo da série.

    ResponderExcluir
  3. Na cidade onde moro (aproximadamente 600 mil habitantes) parece que existe um cartel, o valor da hora aula não varia de uma escola para outra. Em 2008, era de R$ 9,50. Naquela época, uma escola (franquia) famosa especializada em inglês para crianças pagava R$ 10,00/hora, MAS você tinha que chegar 30 minutos antes (de graça) e ficar 30 minutos depois da aula (de graça), levando os alunos até os carros dos pais. Não sei quanto está hoje, mas acredito que não muito mais do que isso, principalmente porque todos os anos muitos professores se formam e entram no mercado de trabalho e aceitam esse tipo de proposta porque não conseguem algo melhor sem experiência anterior na carteira. Assim, as escolas sempre encontram mão-de-obra barata, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo,
    Estudei e viagei tbm e esse salario de mil reais e frequentemente ofertado!
    Um auxiliar administrativo bilingue ou recepcionista bilingue tem salario melhor q nos!

    Infelizmente educaçao nao e o forte do brasil refletindo isso no salario de professor!

    Uma vergonha

    ResponderExcluir
  6. Meu caros amigos professores. Não iremos mais aceitar esse salário de fome pago a nós que estudamos tanto. Está na hora de donos de escolas de idiomas tomarem vergonha na cara e pagar o valor justo aos seus professores e instrutores. Não aceitem mais misérias e faça como fiz com a última, mandei oferecer para a mãe dele um salário de R$ 9,50 por aula.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Não só os professores ganham uma miséria como também os coordenadores. Duas franquias famosas (cujos nomes começam com a letra W) me entrevistaram e ofereceram dois mil reais por mês para ser coordenadora. É isso aí, um cargo de chefia, em que você tem que resolver todos os problemas da escola, "bater metas", supervisionar os professores, mandar gente embora, contratar, etc etc etc e etc por DOIS MIL REAIS e sem benefícios (fora a encheção de saco de ter que trabalhar aos sábados e não ter fim de semana). Falei para as duas pessoas que me entrevistaram que o salário era vergonhoso e os dois me deram a mesma desculpa que não podiam pagar mais. É muito triste o que acontece aqui no Brasil com os professores de idiomas, os alunos não têm a menor noção que o dinheiro que eles pagam vai para marketing e para o bolso dos donos das escolas. Como disse o dono do blog, não podemos aceitar esses salários absurdos, só assim os donos de escolas deixam de ser tão miseráveis.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou formado em Letras mas me dediquei muito ao estudo do idioma e estudei na Inglaterra também. É um absurdo como o mercado de ensino de inglês virou feira. Como as escolas querem explorar os professores, na maioria das vezes não pagando passagem e transporte. Prometem plano de carreira ainda. E hoje em dia a quantidade de cursos on line e até de graça, junto ao jeitinho do improviso brasileiro onde muitos acham que falam inglês, sinceramente, um mercado prostituído. Já vi escola na Av Paulista pagando 15,00 a hora para estrangeiros darem aula, sem registro, sem beneficio nenhum. Enquanto tiver gente disposta a tudo, o mercado sera assim.

    ResponderExcluir
  9. Ô gente mal amada. Porque nao param de reclamar, vão fazer um curso de administração DE GRAÇA no SEBRAE e não começam oferecer aulas particulares, ou fazem convênios com escolas, ou vão as empresas. Escolas têm custos, de marketing, de administração, pagam gerente, vendedores, secretárias, impostos, aluguéis, lua, telefone, internet, materiais de escritório, pessoal da limpeza... Essa continha de 10 alunos por classe é pouco inteligente. Reclamar é fácil. Pensar é que dói né? Então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples: Não farão administração porque são professores. E como tal, merecem respeito e valorização.

      Excluir
    2. Que desculpazinha de m...

      Excluir
    3. Não acho que sejam pessoas mal amadas, são profissionais qualificados querendo ser reconhecido e eles estão certos em reclamar. Professor não é bagunça é um profissional que deve ser respeitado sim e ser bem pago. Quero ver o dia em que esses profissionais estiverem em falta porque já estão. Visite os cursos de licenciatura e veja a qauntidade de alunos em muitos cursos sobram até vaga, tudo por conta dessa pouca vergonha em não valorizar um profissional tão importante para a construção de uma nação séria.

      Excluir
    4. E você tem que ter notas altissimas nos exames de Toeic.

      Excluir
  10. Hahaha, você tem a cara de pau de incluir materiais de escritório e internet nessas gastos cretinos? Deixe de ser cínico e admita que o salário dos professores é uma ofensa, e isso reflete na qualidade e percepção que as pessoas tem dessas McEscolas. Sempre as mesmas desculpinhas para justificar o seu olho gordo. Já conheci várias franquias de perto, e a maioria gastava mais com aluguel do que com funcionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim materiais de escritório e internet fazem parte do custo fixo de uma empresa e o cara ainda esqueceu de colocar os famosos Royaties e taxas de sistema e taxa de publicidade e mais taxas cobrada pela franquedora.. Já fui dono e para não ficar desempregado aderi uma franquia com o que tinha guardado de um acerto do ultimo emprego.. eu já comecei no Zero .. se eu contratasse um professor de inglês com salários altos o retorno do investimento perderia de vista .. Vamos imaginar uma escola iniciante com 10 turmas de inglês ..com 10 alunos cadas a 100 reais .. (isso mesmo 100 a mensalidade, a escola que cobra mais caro na minha cidade o valor é 190) então nessa continha significa um faturamento mensal de 10 mil .. ainda você tira sálario de 1 funcionário *800,00 (mesmo o salario minimo sendo 788 nunca se paga isso no comercio por questões sindicais) *custo fixos 5000 .. (marketing, administração, impostos, aluguel, água, luz, telefone, internet, materiais de escritório... etc) * Royaties + taxas da franqueadora 2000 .. Inadimplência 10 a 15 % * 1500 ...e agora o professor que no caso esta sendo oferecido no exemplo 1000 reais .. façam as contas .. na maioria das escola se fecha no vermelho quase todos mês o dono da escola tem que ficar tapando o sol com a peneira .. o aluguel na minha cidade para um tamanho razoável para uma escola no nível da calçada esta em torno de 3000 a 5000 mil ..A dica que dou é se na sua cidade o que é oferecido está abaixo do que você acha justo .. não tem outra solução .. é trocar de cidade ou tentar abrir o seu próprio cursinho .. mais como falei .. na maior parte os donos de escola não oferece mais porque não tem de onde tirar e o dono como você está na luta pra sobreviver ..

      Excluir
  11. Até quando vai ter "professores" ovelhas que se conformam com isso, não vai mudar muito

    ResponderExcluir
  12. Quero agradecer por este post... tenho uma entrevista na quinta feira e ja vi que nao vai ser muito diferente disso nao... eu vou postar depois qual foi a oferta. Abcs.

    ResponderExcluir
  13. Visitei uma franquia e me ofereceram 23 a hora aula, mais registro .....será q é isso mesmo q rola por aí? Qual a opinião de vcs?

    ResponderExcluir
  14. sou formada em inglês, e saí do mercado há anos. Sou fluente e adoro lecionar. Trabalho hoje só com português.
    Então, eu tenho uma parente que nunca fez nem faculdade, ficou 1 ano cuidando de bebês nos EUA, e foi rapidinho contratada pra uma escola de inglês no interior de SP. Ela trabalha de segunda a sexta, o dia todo praticamente e ganha 1200,00. Eu nem sei qto ela ganha por aula, mas ela tá esgotada pra caramba, pq tem q obviamente preparar cada aula, não tem tempo pra nada, e não tem dinheiro pra mais nada além de pagar uma facul de adm.
    Essas escolas nem têm mesmo como contratar gente de curriculo, e no fim os professores que lá estão são gente que ficou um tempo nos EUA, e pronto. Sabe-se lá o inglês q falam, cheio de falhas, e não têm qq noção de didática...

    ResponderExcluir