quinta-feira, 24 de julho de 2014

Conselho de Direitos Humanos conclui Sessão Especial sobre a situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados

 Veja os países que votaram a favor e o único que votou contra (além dos deixa-disso que se abstiveram).



23 de julho de 2014 

Estabelece independente, Comissão Internacional de Inquérito para os Territórios Palestinianos Ocupados 

O Conselho de Direitos Humanos criou hoje uma comissão internacional independente de inquérito para investigar todas as violações do direito humanitário internacional e do direito internacional dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados e concluiu sua Sessão Especial sobre a situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental . 

Na resolução, aprovada por uma votação de 29 Estados a favor, 1 contra e 17 abstenções, o Conselho condenou nos termos mais fortes as violações generalizadas, sistemáticas e flagrantes dos direitos humanos internacionais e as liberdades fundamentais decorrentes das operações militares israelenses realizadas em Território Palestino Ocupado desde 13 junho de 2014 que podem constituir crimes internacionais, resultando diretamente na morte de mais de 650 palestinos, a maioria civis, e mais de 170 dos quais eram crianças, a lesão de mais de 4.000 pessoas ea destruição arbitrária de casas, infra-estruturas vitais e propriedades públicas. 

Na resolução, o Conselho decidiu enviar urgentemente uma comissão internacional independente de inquérito para investigar todas as violações do direito humanitário internacional e do direito internacional dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental, particularmente na Faixa de Gaza ocupada, no contexto das operações militares realizadas desde 13 de Junho de 2014, e um relatório ao Conselho na sua vigésima oitava sessão. 

A reunião da sessão especial de abertura ouvido declarações proferidas por Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos; Kyung-wha Kang, Secretário-Geral Adjunto para os Assuntos Humanitários e Coordenador Adjunto do Socorro de Emergência; Lance Bartholomeusz, Diretor de Assuntos Jurídicos da Agência das Nações Unidas de Socorro e aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente; e Makarim Wibisono, relator especial para a situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados. Um resumo de suas declarações podem ser encontrados aqui. Um resumo da segunda reunião da sessão especial pode ser encontrada aqui. (no site http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=14898&LangID=E copie e cole em seu navegador).

Esta foi a vigésima primeira Sessão Especial do Conselho de Direitos Humanos. A documentação relativa à Sessão Especial, incluindo a resolução, está disponível na página web do Conselho dos Direitos Humanos. A vigésima sétima sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos terá lugar de 8 a 26 de setembro de 2014. 
_________ 

Para o uso dos meios de informação; Não um registro oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário