sábado, 22 de maio de 2010

Todos têm alguma coisa de MONK


Você sabe quem é Adrian Monk?

Adrian Monk cresceu com Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), incluindo uma série de tiques e fobias. Tem um irmão, Ambrose, e um meio-irmão, Jack Jr. (aparece no 9º episódio da 5ª temporada, "Mr. Monk Meets His Dad). No episódio "Sr. Monk vai a Manhattan", de 2004, sua idade foi dada como 45. No 4º episódio da 8ª temporada é revelado que Monk tem um irmão gêmeo chamado Frankie DePalma.
Monk era um detetive brilhante de homicídios, trabalhava para o Departamento de Polícia de São Francisco, até que sua esposa Trudy morreu numa explosão de carro em 1997 ao ir comprar um remédio para Ambrose. Monk sofreu um colapso nervoso pelo fato de não ter encontrado quem matou Trudy, suas fobias (por germes, altura, multidão e até por leite) se agravaram e interferiram de modo que Leland teve que afastar Monk, que se isolou, recusando sair de sua casa por três anos. Com a ajuda da enfermeira prática Sharona Fleming pôde finalmente sair da casa. Começou a executar o trabalho de consultor particular para a polícia em casos muito difíceis.
Todos nós temos algo de “Monk”. Um tique, uma mania que não reparamos e até mesmo algo bem estranho como limpar o nariz na blusa, limpar o acento antes de sentar, mesmo ele estando limpo. Outros tem mania de enxotar moscas e coisas assim. Qual sua síndrome de MONK? A minha, aliás, as minhas, são várias. Detesto quando alguém senta no onibus ao meu lado e vem se encostando... eca... coloco a mala pra empurrar. Vai se roçar no raio que o parta. Sempre fico ressabiado quando um cidadão acima do peso, digamos... aquele gordão, sabe? Ele consegue passar pela roleta e lá vem ele... olhando bem pro banco ao meu lado. Só tenho um segundo para esparramar as coisas sobre ele tentando fazê-lo desistir. As vezes funciona. Não é maldade. Mas o individuo volumoso vai se sentar ali, me espremer no canto e ainda tem a cara de pau de dizer “apertado, né?”.
Também sinto cheiros que parece ninguém sentir. Sovaco fedido no Metro ( já escrevemos sobre isso), cheiro de cachorro nas roupas das pessoas, perfumes doces...tipo aquele que parece pirulito de morango, sabe? Vai se ferrar que mal gosto filho da mãe, dá licença! Ah... encostar o pé em mim... puts... puta nojo! Também detesto calçar sapatos dos outros, principalmente se forem de defunto. Tô fora! Tenho nojo de peças intimas... meias.. pô, sei lá onde aquilo andou!!!! Outra coisa. Pessoas pegajosas. Aquele que vem te abraçar e fica pendurado que nem criança. Você sente aquele corpo melado, suado e o cara te espremendo... “meu amigo! Adoro vocééééééé´”. Vai apertar a mãe, por favor!
E gente que fica te segurando? Coisa mais chata! Você numa festa e vem aquela inconviniente que ninguém quer por perto e bumba! Se pindura no seu braço e não deixa você sair. Fica passeando com você como se fosse propriedade dela...
E por aí vai.
Todos nós sofremos de algum TOC. Uma síndrome de MONK. Qual é a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário